Translate

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Situação Chinesa

No mês passado, escrevi um artigo sobre a Preocupação interna chinesa, onde podíamos verificar uma preocupação do governo chinês face ao futuro económico do seu país.
Na passada sexta-feira, dia em que terminou o primeiro trimestre chinês, foram anunciados vários dados estatísticos. Entre os quais se destacou o menor crescimento económico chinês em cerca de três anos (ver gráfico).


(clique no gráfico para ampliar)
Fonte: Bloomberg, gráficos publicados no Jornal de Negócios.

Dados estatísticos que só vêem reforçar o que sempre defendi...
  1. Primeiro Gráfico - Ritmo de Crescimento - verifica-se uma desaceleração do crescimento da economia chinesa (11,9%-8,1%=3,8%), desde 31 de Março de 2010 até 31 de Março de 2012.
  2. Segundo Gráfico - Exportações - percebe-se claramente como a crise financeira está a afetar as exportações chinesas, por isso é que o primeiro ministro chinês se começa a voltar para o mercado interno, preocupando-se com a estimulação do consumo chinês, na medida de tentar atenuar os efeitos da crise vivida no exterior.
  3. Terceiro Gráfico - Confiança no Imobiliário - uma economia muito estimulada através do setor imobiliário, sente nos dias de hoje uma resposta negativa por parte do mesmo. 
Vídeos sobre a situação imobiliária viva na China. Conheciam? 64.000.000 de unidades (apartamentos e casas) vazios! Um crescimento económico descontrolado que pode fazer explodir uma enorme bolha imobiliária!

Vídeo mais recente:

Vídeos retirados do blog: http://campelodemagalhaes.wordpress.com/

A segunda maior economia do mundo começa a dar sinais de fragilidade, no entanto será o suficiente para abalar o seu desenvolvimento? Recorrendo à opinião dos analistas, eles acreditam que não, mas será mesmo que não? Alguma vez imaginaram uma Europa neste estado? Só o tempo dirá, no entanto vão surgindo alguns sintomas.

Sem comentários:

Enviar um comentário