Translate

quarta-feira, 14 de março de 2012

Triângulo de Alqueva

< A Barragem de Alqueva é a maior barragem portuguesa e da Europa Ocidental, situada no rio Guadiana, no Alentejo interior, perto da aldeia de Alqueva. A construção desta barragem permitiu a criação do maior reservatório artificial de água da Europa.Possui uma altura de 96 m acima da fundação e um comprimento de coroamento de 458 m. A capacidade instalada de produção de energia eléctrica é de 260 MW. A albufeira atinge, à cota máxima, os 250 km², sendo o maior lago artificial da Europa.
Foi construída com o objectivo de regadio para toda a zona do Alentejo e produção de energia eléctrica, para além de outras actividades complementares. Diversas infraestruturas do sistema global encontram-se já construídas (barragem de Pedrógão, infraestrutura 12, Aldeia da Luz) e muitas outras em fase avançada de projecto. > Wikipédia


O trio ideal que desperta o interesse de uma gigante norte americana, empresas israelitas e de um festival de música.

  • Dupont é uma das maiores companhias do mundo, tendo um volume de negócios em 2011 perto dos 29 mil milhões de euros. Intervindo nos sectores agrícola\agroindustrial, energético e da construção. 
  • Empresários israelitas de referência mundial na agricultura de tecnologia de ponta.
As optimas condições agrícolas da Barragem de Alqueva estão a atrair potências mundiais da agricultura tecnológica. Também devido a proximidade com o Porto de Sines, importantíssimo para as exportações e com o Aeroporto de Beja, para a deslocação dos altos quadros da empresa e não só.

Agricultura - EDIA,SA

Imprimir
< A construção da Barragem de Alqueva, no rio Guadiana, constituiu o primeiro passo - e fundamental - para a instalação do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva e tem por objetivo a criação de uma reserva estratégica de água que garanta a sua regular distribuição a um conjunto de atividades na sua zona de influência.
A agricultura é uma das atividades que vai beneficiar desta reserva de água: o modelo cultural da agricultura do Alentejo pode garantir a sua progressiva alteração com a introdução de novas culturas, mais exigentes em água, mas também com maiores opções produtivas e de maior rentabilidade.
Reconhecendo-se cada vez mais a importância de gerir a água de forma racional e equilibrada, não dando origem a desperdícios mas tirando dela o maior partido, os modernos perímetros de rega de Alqueva ajustam-se a estes objetivos, fornecendo água sob pressão, controlando a sua distribuição por processos automatizados e disponibilizando-a em qualquer equipamento de rega, aspersão ou gota-a-gota, 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.  > EDIA
  • Kazantip é um festival de música electrónica ucraniano, que estará em Alqueva entre 20 Julho e 26 de Agosto.

Turismo - EDIA,SA


Imprimir
< O turismo tem vindo a apresentar um crescimento acentuado, quer a nível nacional, quer internacional e pelas características únicas que o espaço Alqueva apresenta, a EDIA não poderia deixar de potenciar o seu desenvolvimento e, consequentemente, o desenvolvimento da região.

A oferta turística primária, onde se insere o património natural, cultural, arqueológico e histórico, é o produto turístico de base na atuação da EDIA. Estes constituem os elementos essenciais de atração, que são complementados pela oferta derivada, como o alojamento, restauração, animação, lazer, desporto e diversão.
O aproveitamento turístico em volta da albufeira de Alqueva, incitou à criação do projeto Terras do Grande Lago - Alqueva, um projeto diversificado, agregador de outros projetos e entidades portuguesas e espanholas, tendo, todos eles por base, o aproveitamento e exploração do espaço da albufeira.
Assume-se a preservação e promoção dos valores ambientais; revitalização do interior, das zonas rurais e de fronteiras; articulação dos recursos hídricos com o planeamento e ordenamento do território, como forma de potenciar o desenvolvimento turístico da região.
Com as ações que a EDIA executou e consolidou, criaram-se condições para que o território em volta da albufeira de Alqueva venha a obter o estatuto de excelência no panorama turístico em Portugal.
O Sol, a Terra, a Água e também o Céu, com a primeira reserva mundial Dark Sky atribuída pela Unesco e pela Organização Mundial do Turismo, são os ingredientes que diferenciam este território. > EDIA

Será mera especulação? As condições estão criadas, e as estruturas a espera de iniciativas. Para já apenas é certo que o Festival Kazantip passe por Alqueva, quanto às empresas os devidos projectos iram continuar em andamento. Mas uma coisa é certa, a atenção já foi atraída!

Sem comentários:

Enviar um comentário