Translate

domingo, 4 de março de 2012

bRics

< Em economia, BRICS é um acrónimo que se refere aos países membros fundadores (Brasil, Rússia, Índia e China) e à África do Sul, que juntos formam um grupo político de cooperação. Em 13 de abril de 2011, o "S" foi oficialmente adicionado à sigla BRIC para formar o BRICS, após a admissão da África do Sul (em inglês: South Africa) ao grupo. Os membros fundadores e a África do Sul estão todos em um estágio similar de mercado emergente, devido ao seu desenvolvimento económico. É geralmente traduzido como "os BRICS" ou "países BRICS" ou, alternativamente, como os "Cinco Grandes". > Wikipédia.
Das cinco grandes potências do desenvolvimento económico, vejamos o caso da Rússia. Hoje, dia 4 Março, Vladimir Putin festeja a vitória nas presidenciais da Rússia. Será que devemos encarar a Rússia como um dos BRICS?

  • Potência mundial energética;
  • Superpotência nuclear;
  • Segundo maior exportador mundial de petróleo...
Mas os discursos de Putin, deviam ser tomados em consideração:

"Somos uma nação vitoriosa. Está nos nossos genes. É o nosso código genético, que foi passado de geração em geração."

"Queres a paz, então prepara-te para a guerra"

"ser forte é a garantia de segurança nacional"

Aponta como uma das prioridades o rearmamento da nação no valor de 590 Mil Milhões €, um investimento a dez anos! Mas será que está apenas a estimular a economia nacional, devido a grande indústria de armamento que existe no país?
Como grande produtor e exportador de gás natural e de petróleo , nos últimos dois anos o PIB cresceu a uma média de 4%.
Também é de salientar que neste momento é o país que fornece as armas à Síria devido às boas relações económicas entre os dois países.
E se as guerras acabarem e se o petróleo for substituído o que será a Rússia? Será que é por causa disto que pertence aos BRICS? Não será um lugar atribuído devido ao seu poder militar?

Putin luta por um lugar de destaque a nível Mundial, quer uma posição de destaque e de liderança, mas o que terá em mente? Como irá alcançar esses objectivos? 

Sendo esta a primeira publicação, apenas "deixo no ar a discussão" e "meditação" sobre estas questões que me parecem pertinentes.

Não hesitem em partilhar a vossa opinião via comentário.

Sem comentários:

Enviar um comentário